Energia RenovávelCombustíveis Renováveis

Qual a finalidade do etanol hidratado?

O etanol hidratado é conhecido também como etanol e possui características particulares. Mas afinal, qual a finalidade do etanol hidratado? 

A partir disso, ele é encontrado em postos de combustíveis, serve para abastecer veículos, como: carros, caminhões, ônibus e motocicleta.

Além disso, o etanol hidratado é produzido por meio de grãos, beterraba, soja, milho, cana-de-açúcar e afins.

Assim, o etanol tem como sua principal funcionalidade no abastecimento, tendo como composição de 92% de álcool e 8% de água. Por isso também que o etanol hidratado leva esse nome com ele.

Saiba mais sobre o etanol hidratado

O etanol hidratado é obtido da cana-de-açúcar, os grãos, de matérias orgânicas. Por isso, ele polui menos o meio ambiente também.

Assim, o etanol hidratado é bastante conhecido pelos brasileiros. Isso ocorre porque ele é encontrado nos postos de combustíveis. 

Então, quando as pessoas vão abastecer seus veículos é o etanol que é utilizado, ele é basicamente a “gasolina comum” que as pessoas pedem para encher o tanque.

Além disso, o etanol hidratado pode ser encontrado em produtos de limpeza, cosméticos, vinho, cerveja, bebidas alcoólicas, entre outros produtos.

O mais interessante é que o etanol é aliado do meio ambiente a da sustentabilidade. Dessa forma, ele não prejudica o meio ambiente a nossa atmosfera. 

A partir disso, o etanol se torna um produto que promove, de certa forma, a sustentabilidade socioeconômica. Sendo também um combustível limpo. 

mais sobre o etanol hidratado
mais sobre o etanol hidratado

Desse modo, há vantagens significativas em relação ao etanol hidratado. A seguir é possível analisar e ver algumas:

  • Tem viés para a sustentabilidade;
  • Mais barato;
  • Mais eficiente;
  • Possui energia renovável;
  • Possui um número significativo de aproveitamento dos subprodutos da matéria-prima do mesmo, no caso, da cana-de-açúcar;
  • Aumento da fabricação em até 50% sem ampliar a área de cultivo;
  • Contribui para o meio ambiente, causando menos impacto ambiental;
  • Alternativa relevante para diminuir problemas ambientais e energéticos no planeta;
  • Ajuda a enfrentar o aquecimento global e suas conseqüências;
  • Emite menos gás na atmosfera;
  • Ajuda a manter o motor do veículo mais limpo;
  • Tem fonte renovável

Portanto, é possível ressaltar muitos pontos relevantes em relação ao etanol. O que faz dele uma substância importante em vários aspectos.

Um pouco mais sobre o etanol hidratado

O etanol é um álcool etílico, além disso, é também um bicombustível. O etanol é obtido da cana-de-açúcar, batata, beterraba, eucalipto, soja, grão e afins.

A partir disso, o álcool é produzido no Brasil por meio de fermentação, isto é, por meio da fermentação de açúcares como amido e celulose.

Atualmente, o etanol aparece como uma solução justamente porque possui uma mistura homogênea de etanol e água.

O etanol hidratado em nosso dia a dia aparece em desinfetantes, em bebidas alcoólicas (bebidas fermentadas não destiladas, bebidas fermentadas que posteriormente foram destiladas) e outros.

A partir disso, o etanol se torna um germicida é um desinfetante justamente por causa do teor de etanol.

Outros tipos de Etanol

Então, vale ressaltar que o etanol hidratado não é só utilizado para abastecimento, mas também em outros produtos.

Vale ressaltar também que o hidratado nos postos de gasolina tem o valor mais “acessível” que outros álcoois. 

Dessa forma, o etanol está ganhando espaço cada vez mais na produção das usinas brasileiras.

Uma característica do etanol é que o seu líquido é incolor e o seu odor é forte. Principalmente, quando a pessoa está abastecendo seu carro em posto de combustível. 

Embora o etanol hidratado seja um álcool, ele possui algumas curiosidades que valem ser ressaltadas. Veja a seguir curiosidades do etanol.

  • O etanol hidratado é uma fonte renovável;
  • O frio, infelizmente, é um grande vilão para o etanol. Isso ocorre porque quando a temperatura está abaixo de 13º o etanol perde a sua capacidade de gerar combustível. A partir disso, ele se torna inutilizável;
  • Depois de tanto tempo no mercado, o etanol/álcool etílico oscilou entre dois extremos. Isto quer dizer que ele oscilou em quase ser exclusivo em relação à gasolina e a quase completa extinção;
  • O preço do etanol costuma variar bastante durante o ano, justamente, porque ele é produzido por matérias-primas renováveis, então pode variar o seu custo;
  • Tem um custo menor do que os combustíveis que são à base de petróleo. 

Visto isso, o etanol se torna uma alternativa boa para quem se importa com o meio ambiente.

Isso torna o produto ainda mais relevante para o mercado. Justamente porque muitas pessoas estão criando consciência e pensando em um futuro com menos impacto ambiental, no caso, mais sustentável.

Visto que o frio, infelizmente, é um grande vilão para o etanol. Isso ocorre porque quando a temperatura está abaixo de 13º o etanol perde a sua capacidade de gerar combustível. A partir disso, ele se torna inutilizável. 

Mas fora isso, ele é excelente. Como tudo na vida, tudo tem seus prós e contras. Mas o etanol de segunda geração tem mais prós que contras. Principalmente porque ele se importa com o meio ambiente, e isso é um ponto mais relevante para todos

Conclusão

Visto que a finalidade do etanol hidratado é ser produzido para a fim de abastecer os veículos e para ser usado em outros produtos, ele se torna relevante para o meio ambiente e sociedade.

A partir disso, o hidratado é um bicombustível que polui menos o meio ambiente e que é produzido através da cana-de-açúcar, grãos e matérias-primas orgânicas. 

A principal finalidade do etanol hidratado é abastecer carros, caminhões, ônibus, motocicletas e afins. 

Além disso, é também fonte de energia renovável justamente por causa da sua produção e porque advém da cana-de-açúcar, como visto acima.

Por fim, o hidratado é aliado do meio ambiente, da atmosfera e do nosso ecossistema, tornando ele ainda mais relevante e importante para a sociedade e Brasil.