Arduino

O que é o Arduino Nano?

A escolha de um microcontrolador para programação depende muito da situação. Em outras palavras, você deve encontrar o que é ideal para o tipo de projeto que deseja realizar. Infelizmente, este estado de coisas pode limitar o trabalho.

Felizmente, existe um microcontrolador que se adapta a qualquer situação: o Arduino. A placa Arduino é um elemento confiável capaz de executar um programa completo. Ele representa a solução certa para controlar a eletrônica. No entanto, em alguns casos, pode acontecer que enfrentemos um problema de formato ou espaçamento irregular com certas placas Arduino.

É justamente para lidar com esse tipo de situação que a placa Arduino Nano foi projetada. Esta placa tem muitas vantagens e é uma solução ideal para aprender a codificar com o IDE Arduino.

Arduino Nano:

Arduino Nano
Arduino Nano

O Arduino Nano é uma placa de 45 mm x 18 mm. Muito leve, pesa apenas 5g, o que permite se adaptar a pequenos sistemas eletrônicos de bordo e pequenos robôs. É a placa Arduino mais barato do mercado.

No entanto, seria um erro correlacionar seu preço com seu desempenho. Certamente, custa menos, mas oferece um serviço de qualidade e apresenta um desempenho tão notável quanto o de um UNO.

Possui 14 pinos digitais através dos quais fornece 40 mA no máximo. Além disso, incorpora mais 2 pinos analógicos do que o UNO. Isso dá 8 pinos analógicos para o Nano. Quanto à capacidade, possui memória Flash de 32Kb e memória dinâmica de 2Kb .

A particularidade desta placa, é que ela é muito minimalista e vem com uma distância entre eixos muito pequena. Notamos a ausência do conector DC de 2,5 mm no Arduino Nano.

É adequado para projetos onde é necessário intervir em um espaço muito limitado. Ele também é chamado para produzir sistemas leves ou flexíveis. O Nano pode ser conectado a um PC usando um cabo micro USB. Observe que o Nano é entregue sem o cabo, mas é possível obtê-lo comercialmente.

Há uma semelhança entre a placa Arduino Nano e a placa Arduino Uno, pois ambas são baseadas em um ATMega328 acoplado a um quartzo de 16 MHz. Podemos portanto dizer que o Nano é simplesmente o formato reduzido do Arduino UNO, que corresponde ao formato padrão DIL30.

Assim, durante o trabalho, torna-se fácil inserir o Arduino Nano em uma placa de ensaio. Também é possível soldá-lo em placas eletrônicas. Como resultado, permite trabalhar sem maiores dificuldades, pois torna-se fácil de usar.

A programação do Arduino Nano é feita exatamente como os outros com o Arduino IDE 1.7.8 ou com versões superiores.

O Arduino Nano integra todas as funcionalidades eletrônicas que permitem realizar trabalhos de programação sem dificuldade, mas também utilizar um microcontrolador integrado. Para fazer isso, você só precisa conectar a placa a um PC usando um cabo USB.

Características da placa Arduino Nano:

Microcontrolador: ATMega328
Tensão operacional : 5V
Tensão de alimentação (recomendada): 7-12V
E / S digital: 14 (6 são PWM)
Memória Flash: 32 KB
EEPROM: 1 KB
Freqüência de trabalho: 16 MHz
Dimensões: 0,73 ″ x 1,70 ″

Quais as vantagens do Arduino Nano?

O Arduino Nano tem muitas vantagens significativas:

  • Simples

Conforme mencionado anteriormente, o Arduino Nano é a versão reduzida ou simplificada do Arduino Uno. Ele tem praticamente as mesmas funções de seu antecessor. A diferença notável está na porta USB. A conexão ao PC é feita por meio de um cabo micro USB. Devido ao seu tamanho, o Nano é uma ferramenta muito útil e prática para iniciantes em programação ou para quem deseja fazer programação por puro lazer. O seu pequeno tamanho é uma verdadeira mais-valia para os profissionais que pretendem realizar projetos que requeiram a conexão de sistemas leves.

  • Um preço muito baixo

Em termos de preço, o Nano custa menos que o cartão UNO .

  • Uma comunidade poderosa

Um dos fortes argumentos do Arduino diz respeito à sua comunidade. Na verdade, tem uma comunidade dinâmica e receptiva que permite que os projetos tomem forma. Esta plataforma de ajuda mútua é composta por profissionais e amadores que compartilham uma paixão comum: a programação. Portanto, em caso de dificuldade ou bloqueio, há sempre um membro pronto para ajudá-lo. Além disso, a maioria dos projetos já foi realizada por pelo menos um membro da comunidade, o que permite superar todas as dificuldades.

A comunidade Arduino é simplesmente um centro de recursos acessível a qualquer pessoa que queira fazer programação. Existem muitos links e postagens úteis sobre tópicos tão diversos quanto membros da comunidade. Assim, no caso de problemas específicos com um código, você se beneficiará de ajuda e conselhos valiosos.

Arduino Nano
Arduino Nano

Quais as desvantagens do Arduino Nano?

Se o Arduino Nano tem algumas vantagens, não deixa de ter suas críticas. Aqui estão alguns pontos para classificar como contras:

  • Falta de opções de conectividade

A maioria das placas Arduino não possui opções de conectividade. E a placa Arduino Nano não é exceção. Portanto, também observamos a ausência de opções de conectividade na placa Arduino Nano.

Por exemplo, a placa Nano não oferece funcionalidade de Wi-Fi ou Bluetooth on-board. Considerando os avanços tecnológicos e o surgimento de soluções como a casa inteligente e a Internet das Coisas (IoT), esse pequeno detalhe pode ser muito desvantajoso.

  • Falta de memória

Um segundo detalhe que limita o poder da placa Nano diz respeito à memória. Se é possível que a placa Nano suporte um número impressionante de códigos, seus limites são observados ao realizar projetos relacionados à robótica ou builds com interfaces de usuário complexas. Uma memória de 32 kb é relativamente insuficiente para realizar esse tipo de tarefa.

A isso, deve-se acrescentar que certos processos avançados podem exigir velocidades mais altas do que aquelas que um relógio calibrado a 16 MHz pode suportar, ou seja, a velocidade do Nano.

Se você for novo no Arduino, não hesite em consultar a página da sobre o que é Arduino na Plataforma Brasil.

Como funciona a operação da placa Arduino Nano?

Para funcionar, a placa Nano precisa ser alimentada por um conector mini-USB. Também é possível usar uma fonte de alimentação externa com as seguintes características 6-20 V (pino 30). Você também pode usar uma fonte de alimentação externa não regulada de 5 V (pino 27).

Para programá-lo, você pode usar o software de programação livre de royalties disponível para download e disponibilizado pela Arduino.

Ao programar, os cartões-alvo para escolher são os seguintes:

  • Arduino Diecimila
  • Duemilanove ou Nano com ATmega16
  • Arduino Duemilanove ou Nano com ATmega328 “

Deve-se observar que o microcontrolador ATmega328 da placa Arduino Nano possui um bootloader. Isso garante o download de novos códigos sem a necessidade de um programador de hardware adicional. No entanto, existe uma solução que elimina a necessidade do bootloader para programar o microcontrolador usando o conector de programação serial em circuito.