Arduino

O que é o Arduino Uno?

O que é o Arduino Uno?

O Arduino Uno é um microcontrolador programável que permite, como o próprio nome sugere, controlar elementos mecânicos: sistemas, luzes, motores, etc. Este cartão eletrônico permite, portanto, ao usuário programar facilmente e criar mecanismos automatizados, sem ter nenhum conhecimento particular de programação. É uma ferramenta projetada e destinada a inventores, artistas ou amadores que desejam criar seu próprio sistema automático codificando-o do zero.

Você só precisa conectar sua placa eletrônica ao computador (Windows, Mac ou Linux) e pode começar a programar algo a partir do software Arduino. Seu único limite é sua imaginação!

Tudo começou em 2004, quando o Arduino Uno foi desenvolvido por professores e alunos de uma escola italiana de design, cuja vocação era democratizar a programação e torná-la mais acessível. Desde então, os planos foram compartilhados e têm acesso gratuito. Qualquer um pode embarcar em fazer seu próprio microcontrolador programável, se desejar; para isso, a web está repleta de informações e tutoriais de todos os tipos.

Arduino Uno Original
Arduino Uno Original

Quais as vantagens da placa Arduino Uno?

O Arduino Uno tem características técnicas suficientes para começar a programar bem: 14 entradas/saídas digitais, 6 entradas analógicas, uma memória flash de 32 KB, uma SRAM de 2 KB, uma EPPROM de 1 KB… Se você não entendeu os termos são normais, não se preocupe! Você simplesmente terá que aprender sobre os tutoriais que abundam na rede.

Uma das vantagens inegáveis ​​deste microcontrolador é a sua facilidade de utilização que o torna acessível a todos. Não precisa ser entendido em TI, mesmo os amadores conseguirão passar facilmente graças às explicações claras distribuídas por toda a internet! O cartão se conecta facilmente a um computador por meio de um cabo USB fornecido.

Existem diversos módulos pré-programados no mercado, atendendo a diversas ações. É possível comprá-los e adicioná-los à placa Arduino. A utilidade é que este sistema libera você de aprender muitas linguagens de programação (C, C ++) e permite que você execute muitas ações. Uma das outras vantagens do Arduino Uno é a facilidade de acesso.

Quais as desvantagens da placa Arduino Uno?

Para entender no mínimo e dominar o Arduino Uno, você ainda terá que passar por um pequeno aprendizado da linguagem de programação. Algumas horas nos guias e tutoriais explicativos serão, portanto, necessárias para entender como funciona o sistema, se você também quiser criar um protótipo digno desse nome.

O Arduino Uno possui a configuração mínima destinada a iniciantes e, portanto, é adequado para pequenos projetos. Se você quiser começar a trabalhar, você terá que mudar para um modelo Arduino mais avançado e também mais caro como o Arduino Mega por 35€ (54 entradas / saídas digitais, 16 entradas analógicas, 256 KB, SRAM 8 KB, EEPROM 4 KB …; ou o Arduino Due reservado para especialistas da área, que possui as mesmas características em termos de entradas e saídas, mas que possui uma potência muito maior, suficiente para suportar algoritmos mais pesados ​​e desenvolver inteligência por exemplo. seus robôs!

Existem também modelos WIFI: placas Arduino YUN, que funcionam sem conectividade USB. Este tipo de modelo pode permitir que você projete sistemas interessantes, como um centro de controle online do seu robô (a partir de um navegador da web).

Com o Arduino Uno, é possível fazer isso sem aprender os fundamentos da programação. Mas, para isso, será necessário obter módulos externos que inevitavelmente aumentarão o custo total de sua compra.

Você também precisará de alguns objetos para começar a programar e fazer montagens: breadbord, componentes eletrônicos e fios de conexão que podem ser encontrados a venda na internet.

Para que serve o Arduino Uno?

IMG 5149 600x400 1

 

Com o Arduino Uno, você pode experimentar programar vários sistemas: seja um sistema de irrigação automático para suas plantas, que é acionado de acordo com a porcentagem de umidade, ou um servomotor usado para girar uma hélice. Para isso, você precisará fazer algumas conexões eletrônicas de sua placa ao seu hardware usando componentes obtidos nos kits iniciais do Arduino . Essas manipulações são muito técnicas e exigem que você as execute com a maior aplicação para uma renderização ideal.

Com a sua placa eletrônica, também pode controlar as luzes, para programar, por exemplo, a iluminação noturna que se ativará em função das circunstâncias em que a luminosidade detectada por um sensor já não é suficiente.

Você também pode controlar a iluminação da sua casa configurando uma interface no seu telefone que permitirá ligar e desligar, ou até mesmo ajustar a intensidade da luz, de cada um dos seus sistemas de iluminação. Terá assim criado um sistema de telecomando para a sua iluminação que pode ser prático e ao mesmo tempo surpreender os seus entes queridos!

Além disso, uma ação facilmente alcançável com o Arduino Uno é programar suas persianas elétricas. Na verdade, você pode escolher quando as venezianas de sua casa devem abrir e fechar automaticamente dependendo do clima externo, programando-as para esse fim.

Você quer construir um robô autônomo destinado a uma determinada utilidade? Sem problemas. Você apenas tem que começar a programar seu código e quanto mais ele for fornecido e preciso, mais seu robô renderizará!

É por isso que o sistema Arduino é engenhoso e propício à criatividade, porque ele realmente permite que você crie um projeto único e mais ou menos bem-sucedido dependendo do tempo que você gasta nele! Um pouco como um pintor que gastaria mais ou menos tempo numa tela para lhe dar um aspecto simplista, ou pelo contrário mais realista afinando o máximo possível os detalhes da sua obra!

De qualquer forma, como você pode entender, a placa Arduino Uno permite que você programe uma infinidade de coisas e se entregue a vários e variados projetos! É possível tocar eletricidade, automação residencial, microrrobótica, sistemas mecânicos, etc.

Como usar o Arduino Uno?

Para começar a usar o Arduino Uno, primeiro você precisa baixar a versão mais recente do software Arduino. É compatível com Windows, Mac ou Linux.

Uma vez feito isso, inicie o software. Poderá ver a simplicidade da interface do software que apresenta de forma muito sóbria uma página em branco destinada ao código, bem como uma barra de botões e um menu.

Este console servirá como um relé exclusivo para comunicação com sua placa Arduino, para que você possa compilar programas e transferi-los para sua placa.

Em seguida, você terá que conectar seu Arduino Uno ao computador usando a conexão USB e iniciar sua iniciação passo a passo, seguindo as explicações e outros vídeos de programação amadores. A Internet é uma verdadeira mina de informações para encontrar guias relevantes que o ajudarão a instalar o Arduino no Windows e a dar os primeiros passos com o Arduino.

Finalmente, o código que você inserir no editor de texto em branco do seu software Arduino (em linguagem C ou C ++) será a maneira de fazer o microcontrolador entender o que você deseja configurar como um programa.

Os botões da barra do software servirão para compilar e enviar informações para o cartão e também para testar a configuração do seu programa, a fim de verificar sua viabilidade.

Qual placa Arduino comprar?