Arduino

O que é o Arduino Mega?

O que é o Arduino Mega?

O Arduino Mega é o modelo mais avançado e poderoso da famosa placa eletrônica. Ele permite realizar um máximo de ações e oferece um potencial tal que é possível focar nos sistemas mais complexos. Esta placa pode ser usado por amadores experientes, mas destina-se principalmente a especialistas que poderão fazer um uso mais profissional dele.

Para começar, devemos voltar à origem do Arduino. Esta placa eletrônica programável serve como um microcontrolador para o projeto e controle de montagens eletrônicas, mecânicas, domótica ou robótica. Na verdade, graças ao Arduino, é possível criar engenhosos sistemas amadores ou profissionais, como sistemas de controle para vários componentes de sua casa. Graças ao Arduino, você pode usar seu smartphone como controle remoto, por exemplo, para acender ou apagar as luzes de sua casa, ou ainda baixar ou aumentar suas persianas elétricas, regular a temperatura de sua casa controlando o aquecimento à distância, etc. ..

Se você é novo no Arduino, pode verificar qual o melhor kit Arduino para começar.

Essa joia tecnológica nasceu do desejo de professores e alunos de uma universidade da Itália, de democratizar esse sistema e mostrar o quão acessível ele é ao maior número; mesmo para aqueles que não estão absolutamente familiarizados com linguagens de programação! Desde 2006, o Arduino agora pode ser encontrado em qualquer lugar na Internet a preços acessíveis. Mas é sobretudo a diversidade de tutoriais, fóruns e vídeos produzidos por amadores, que conferem o prestígio e a grande força de acessibilidade deste placa eletrônica. Na verdade, seguindo as explicações em imagens, conseguimos muito facilmente conseguir coisas bastante técnicas, sem ter qualquer base de codificação, ou muito pouco. Os resultados obtidos podem motivar mais de um a querer aprender e experimentar as técnicas e, assim, desenvolver novos processos ainda mais eficientes. Geeks, amadores, profissionais, artistas e criadores, encontraram, graças a este sistema, uma fonte de expressão criativa e artística! Você só precisa ver a multidão de criações existentes e compartilhadas na web para perceber isso.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a chegada desse sistema ao mercado, vamos ver a peculiaridade do modelo Mega. Existem várias placas Arduino no mercado, com diferentes configurações e características de energia e, portanto, correspondendo a diferentes tipos de necessidades.

Existem também outras placas eletrônicas derivadas do Arduino, ditas não oficiais, que possuem exatamente as mesmas funcionalidades, mas são desenvolvidas por independentes com sua própria marca. Isso foi possível com o compartilhamento dos planos de construção do referido mapa. Esses cartões são mais baratos; no entanto, se você quiser uma qualidade impecável, consulte as placas Arduino oficiais.

Arduino Mega Original
Arduino Mega Original

Descrição do Arduino Mega

Arduino Mega é uma placa de desenvolvimento de código aberto construída com um microcontrolador modelo Atmega2560 que possui pinos de entrada e saída (I / O) analógicos e digitais. Esta placa é programada em um ambiente de desenvolvimento que implementa a linguagem de processamento / fiação. O Arduino pode ser usado no desenvolvimento de objetos interativos autônomos ou pode se comunicar com um PC através da porta serial (conversão com USB) usando linguagens como Flash, Processing, MaxMSP, etc. As possibilidades de fazer desenvolvimentos baseados no Arduino são limitadas pela imaginação.

Esta nova versão do Arduino Mega 2560, além de todas as características do seu sucessor, usa um microcontrolador ATMega8U2 em vez do circuito integrado FTDI. Isso permite velocidades de transmissão mais altas através de sua porta USB e não requer drivers para Linux ou MAC (o arquivo inf é necessário para Windows) também agora tem a capacidade de ser reconhecido pelo PC como teclado, mouse, joystick, etc.

Arduino Mega
Arduino Mega

Características:

  • Microcontrolador ATmega2560.
  • Tensão de entrada de – 7-12V.
  • 54 pinos de entrada / saída digital (14 deles são saídas PWM).
  • 16 entradas analógicas.
  • Memória flash de 256k.
  • Velocidade de clock de 16 MHz.
  • Dimensões: 102 mm x 53 mm

Documentos:

A placa Arduino Mega é melhor que as outras placas?

O Arduino Mega, como uma placa de última geração, possui recursos adicionais em comparação com outros modelos Arduino:

O Arduino Mega possui a seguinte configuração: microprocessador ATMega2560, 16 entradas analógicas, memória flash de 256 kB, memória SRAM de 8 kB, memória EEPROM de 4 kB, 54 pinos de I / O incluindo 14 PWM, 3 portas seriais …

Que é muito mais completo que o modelo Uno, a placa reservada para iniciantes que possui apenas: 6 entradas analógicas, uma memória flash de 32 kB, uma memória SRAM de 2 kB, uma memória EEPROM de 2 kB, 14 pinos I / O incluindo 6 PWM. ..

A placa Mega é, portanto, mais poderosa, permite muito mais liberdade e montagem mais extensa do que outras placas Arduino. Resumindo, esta carta representa o próximo nível: você será capaz de fazer coisas que não conseguiria com uma carta mais clássica.

Como exemplo, você pode, por exemplo, controlar 48 servomotores simultaneamente com um Mega, enquanto você só pode controlar 12 por vez com uma placa Uno ou Arduino Nano .

Embora a placa exija mais conhecimentos técnicos, você não terá problemas em encontrar informações na internet graças a treinamentos, tutoriais, vídeos, etc.

A placa Mega pode ser conectada por USB ao computador, o que permite uma programação completa e fácil através da interface do software Arduino. Isso também é possível no modelo Uno, mas não no Nano, que exigirá um cabo Mini USB.

Todos os pinos de I / O permitem que você conecte mais blindagens (módulos que melhoram sua placa Arduino: estenda a capacidade de armazenamento de programa da placa, adicione opções adicionais: conectividade WiFi, booster, adaptador microSD, etc.).

Arduino Mega
Arduino Mega

Quais as desvantagens do Arduino Mega em comparação com as outras placas?

Como qualquer placa Arduino, também tem algumas falhas:

O Arduino Mega é reservado para especialistas e confirmado em programação porque requer muito mais conhecimento em codificação (C e C ++) para ter sucesso na implantação de um sistema de prototipagem elétrica, eletrônica, domótica ou robótica. Assim, você não conseguirá usar todo o potencial que o Mega oferece se não possuir um certo nível de habilidades de programação. Ao contrário das placas Uno e Nano, que exigem apenas alguns princípios básicos para você começar.

Por ser um modelo mais eficiente, a placa também é mais caro que os outros modelos. Conte cerca de 35 a 50 € por um modelo Mega, em comparação com um modelo Uno que vai custar cerca de vinte euros. Sabendo que você também precisará investir em um kit inicial (que contém componentes eletrônicos fundamentais, sensores, uma placa de teste, um manual de instruções e um kit educacional para aprender) ou um kit para uso mais avançado (conteúdo personalizável), que você irá encontre a preços variados, dependendo do que você planeja fazer.

A placa tem uma pinagem específica em comparação com outros cartões. O que o torna incompatível com certos componentes.

Em caso de dúvida sobre alguns termos, convidamos você a ler nosso artigo: O que é Arduino?

Para quais usos a placa Arduino Mega é ideal?

Como explicado acima, a placa Arduino Mega requer um uso mais extenso das capacidades de programação e, portanto, implica em ter habilidades muito mais avançadas.

Arduino Mega
Arduino Mega

Para aproveitar ao máximo as características de potência de sua placa Arduino Mega, é aconselhável fazer protótipos experimentais que abordem temas mais sérios e técnicos: como robótica ou automação residencial. É realmente avançando neste tipo de terreno, que você será capaz de realmente compreender e perceber a diferença de potencial, bem como a possível diferença, é claro, entre uma placa Uno e uma placa Mega.

Na verdade, se você deseja codificar e desenvolver inteligência artificial para um robô, será muito mais fácil fazê-lo graças ao poder oferecido pelo Mega. A partir daí, um número quase infinito de possibilidades estão disponíveis para você: programar o robô para executar ações específicas, etc.

Também é possível fabricar um detector de metais graças a uma tela conectada, um veículo de exploração em miniatura com uma câmera de bordo que pode ser controlada a partir de seu smartphone, um detector de obstáculos, uma caixa de automação residencial, códigos mais ou menos complexos para fazer executar várias ações em um robô, etc …

Você também pode fazer edições amadoras menos complexas, exatamente como nos modelos de cartão mais simplistas: Uno, Nano …