O que faz Gestão Financeira? Qual o impacto da ação de gestores financeiros nos resultados de uma empresa consolidada?

Uma boa gestão de seu financeiro pode alavancar suas vendas, enquanto a falta dela pode acabar afundando seu negócio por falta de uma organização maior.

Bons gestores financeiros são capazes de encontrar os problemas de uma corporação, resolvê-los e ainda propor novos caminhos e estratégias para melhorar seus resultados.

Hoje, falaremos um pouco mais sobre esses gestores, o que são e o que fazem dentro de uma corporação.

Portanto, caso queira saber O que faz Gestão Financeira, acompanhe-nos até o final de nosso conteúdo e deixe um comentário caso possuir alguma dúvida. Vamos lá, leia conosco no Plataforma Brasil!

O que é a Gestão Financeira?

Mas afinal, o que é e o que faz gestão financeira? Como podemos diferenciá-la de outros tipos de administrações dentro de uma mesma empresa? É possível?

Sim, tanto é possível como é muito fácil, afinal, nada mais se assemelha aos benefícios que só uma boa gestão financeira pode trazer para os resultados monetários de uma corporação.

Leia Também: Controle de Entrada e Saída de Dinheiro

Para quem não sabe o que é, estamos falando de um conjunto de técnicas organizadas que buscam o melhor resultado financeiro de uma corporação inteira.

Dessa forma, os gestores financeiros buscam entender melhor o mercado, buscando adaptar determinada empresa para possíveis melhoras onde encontram problemas.

Além de claro, buscar otimizar os resultados através de novas estratégias dentro do setor onde a empresa trabalhe, seja ele qual for.

Em resumo, a gestão financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo:

  • Planejamento;
  • Análise e controle das atividades financeiras da empresa;
  • Maximização dos resultados econômicos e financeiros;
  • Entre outros objetivos.

Mas, tudo isso falaremos no tópico posterior, onde lhe explicaremos de forma detalhada o que faz gestão financeira.

Afinal, é sobre isso que você pesquisou para chegar até aqui. Continue lendo conosco e entenda melhor sobre a importância dessa gestão.

O que faz Gestão Financeira?

O que é a Gestão Financeira
O que é a Gestão Financeira

Mas afinal, o que faz gestão financeira? Ela é realmente essencial para qualquer tipo de empresa?

Já mencionamos algumas das funções dos gestores financeiros dentro de uma corporação, agora vamos adentrar no assunto.

Abaixo, iremos explicar ainda mais sobre essas funções, buscando elucidar sobre a importância de uma boa gestão. Portanto, leia conosco e deixe seu comentário no final.

Análise de gastos

Uma boa gestão financeira analisa todos os gastos feitos por uma empresa dentro de um período de tempo pré-estipulado.

Dessa forma, consegue estipular onde está sendo gasto demais e onde de menos, podendo trazer maior organização para suas vendas.

A grande maioria das empresas que não possui gestores nem ao menos sabe qual deve ser a proporção de estoque em relação a venda de produtos.

Dessa forma, muitas vezes acaba se perdendo na curva e acabando com o estoque cheio de um produto, e em falta de algum que está sempre saindo.

Planejamentos futuros

Além disso, gestores financeiros de qualidade conseguem traçar novos caminhos e planos para um futuro com melhores resultados.

O fato é que muitas vezes precisamos de tempo para uma reestruturação, melhorando suas vendas ou qualquer tipo de serviço que esteja prestando.

Dessa forma, ao recalcular seus gastos, é possível criar novos planos e estratégias para novas linhas de mercado, expandindo sua marca.

Organização financeira

Organização financeira
Organização financeira

E, por fim, o mais importante.

As mudanças e bons resultados são vistos logo após uma boa gestão financeira ser aplicada em seu negócio.

Aparentemente, aparece mais dinheiro do que antes e você nem sabia que isso podia acontecer.

A boa organização financeira, gastando onde se deve e tirando dinheiro de onde não rende lhe proporciona esses momentos.

Dessa forma, você otimiza suas vendas e relacionamentos com clientes e fornecedores, simplesmente porque abriu os olhos para boas oportunidades.

Aqui em nosso conteúdo já trouxemos uma publicação exclusiva que fala sobre planilha de controle de gastos, a mesma funciona como forma de controlar seus gastos pessoais, mas pode ser adaptada para empresas.

Confira nosso conteúdo e use essa planilha sem restrições!

E então, o que achou de conhecer melhor sobre o que faz gestão financeira? Já conhecia suas funções? Está pensando em contratar uma para sua empresa?

Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje? Conte a nós, comente abaixo!

Até a próxima!