Arduino

3 projetos simples com Arduino para iniciantes

Procurando por projetos simples com Arduino para iniciantes? Leia o nosso texto a seguir e descubra mais sobre Arduino.

Arduino é uma marca de placas eletrônicas nas quais existe um microcontrolador ou circuito integrado, uma porta USB e conectores de entrada e saída que variam de acordo com os modelos comercializados.

Graças a um editor de código ou EDI também chamado Arduino, podemos escrever e compilar código de computador para programar o microcontrolador para que execute várias tarefas como automação residencial ou controle de dispositivos domésticos como iluminação, ou o controle de um motor. Mas existem outros softwares de programação para placas e programas Arduino que podem ser baixados diretamente de seu site. O programa de computador é enviado de um computador para a placa por meio da porta USB.

No comércio, a placa Arduino é usada para fabricar máquinas inteligentes autônomas, como impressoras 3D ou sistemas de piloto automático para drones. Mas graças a algum conhecimento básico de linguagem de programação, algumas noções de eletrônica e comprando sua própria placa Arduino com o manual do usuário, você pode construir sua própria máquina inteligente. Aqui estão 3 projetos simples com Arduino para iniciantes.

Projeto simples com Arduino para iniciantes 1: piscar um LED

Um projeto simples com Arduino para iniciantes é, por exemplo, piscar um LED com uma frequência de um flash por segundo. O objetivo deste projeto educacional é mostrar de forma muito simples o funcionamento básico do produto.

Para fazer isso, você precisa de um LED ou diodo emissor de luz, um resistor de 330 Ohm que restringirá a intensidade da corrente que flui através do LED, uma placa Arduino e uma placa de prototipagem ou placa de ensaio em inglês que permite projetar circuitos eletrônicos sem soldas.

A placa é feita de orifícios que representam conectores nos quais se coloca um dos terminais de um componente eletrônico (o LED, o resistor e os fios de conexão da placa Arduino no nosso caso), um terminal por orifício. A próxima etapa é escrever o código que representa as instruções a serem seguidas pela placa Arduino. A escrita deste código é feita a partir do software Arduino, que é apresentado como um editor de texto simples.

O código deve ser escrito corretamente sem erros de sintaxe para ser compilado. O resultado da compilação é enviado para a placa Arduino, que é primeiro conectada ao computador por USB. O envio é feito pressionando um botão que contém uma seta apontando para a direita.

O código do computador programado para fazer loops com frequência de um segundo terá como objetivo controlar o envio de sinais elétricos para um terminal digital da placa Arduino para então piscar o LED no circuito eletrônico.

Projeto simples com Arduino para iniciantes 1: piscar um LED
Projeto simples com Arduino para iniciantes 1: piscar um LED

Projeto simples com Arduino para iniciantes 2: um regulador de umidade e temperatura

As paredes da cozinha ou do banheiro costumam ser vítimas de condensação devido à ventilação insuficiente. Você pode comprar um ventilador elétrico simples e conectá-lo a uma tomada toda vez que for usá-lo para ventilar adequadamente a sala e os móveis contra qualquer umidade. Mas você mesmo pode construir seu próprio extrator de ar com sensor de umidade inteligente, que é ativado automaticamente conforme necessário.

O objetivo é usar um aerador simples, e transformá-lo em um regulador de umidade e temperatura. Tudo que você precisa é um aerador simples, uma placa Arduino e sua fonte de alimentação, um sensor de umidade e temperatura, uma placa de circuito impresso do tipo orifício de prototipagem para construir protótipos eletrônicos, um relé de 1 ou 2 canais e alguns cabos usados ​​para conecte todos os equipamentos mencionados acima.

A placa Arduino é o elemento central, pois é conectada ao extrator de ar, ao sensor de umidade e temperatura e ao relé que abre ou fecha o circuito. A placa do Arduino conterá um conjunto de programas de código escritos em computador que processarão os dados recebidos pelo sensor de umidade e que, dependendo das medições feitas pelo sensor, controlará o relé por meio de sinais elétricos que iniciarão ou não o arejador.

Para criar o programa de computador para a placa Arduino, importamos as bibliotecas Adafruit que controlam e reconhecem, entre outras coisas, os drivers dos materiais utilizados, depois escrevemos o código do programa em um computador. E, finalmente, baixamos o código na placa Arduino. Esse tipo de montagem também pode ser feito em um aquecedor elétrico para regular a temperatura de um ambiente.

projet arduino 2 696x682 1

Projeto simples com Arduino para iniciantes 3: monitorar sua caixa de correio

Você também pode saber se alguém deixou uma carta ou pacote importante na caixa de correio sem ter que sair ou ir e voltar desnecessariamente. É possível realizar um projeto simples com Arduino para iniciantes com a sua caixa de correio, para saber se o carteiro já passou.

Para tornar sua caixa de correio inteligente, você precisa de detectores de abertura de porta, como transmissores equipados com um sensor magnético que emitirá ondas MHZ através de uma antena, um receptor de ondas MHZ, uma placa, uma placa Arduino com uma fonte de alimentação e um cabo USB, alguns cabos e baterias autônomas para alimentar os transmissores. 2 sensores de abertura de porta são conectados à veneziana e à porta da caixa de correio. Esses transmissores se comunicarão por ondas com um receptor fixado na placa que está conectado à placa Arduino. Este último será conectado por meio do cabo USB a um computador que utilizará um aplicativo chamado Jeedom para acionar cada pino da placa Arduino sem a necessidade de programá-lo por meio de código escrito.

Usando os cabos, o receptor está, portanto, em comunicação com a placa Arduino e a placa é controlada pelo aplicativo Jeedom. Seu computador pode então receber uma notificação se a caixa de correio foi aberta ou não. Para maior comodidade, também podemos usar outro aplicativo chamado Pushbullet para que o computador possa se comunicar com o seu celular, e possamos receber uma notificação do tipo mensagem instantânea.

E então, o que achou dos projetos simples com Arduino para inciantes? Ficou alguma dúvida em relação ao conteúdo que trouxemos hoje sobre tecnologia na Plataforma Brasil? Conte a nós, comente abaixo!