Cotidiano

Tendências da digitalização nos negócios na era pós pandemía

Nossos empregos, negócios e como operamos como sociedade estão seguindo as tendências da digitalização nos negócios, e a atual pandemia global está apenas acelerando a transformação digital. Nunca vivemos em um mundo onde as inovações tecnológicas ocorrem mais rapidamente e têm maior alcance. 

Essas são as principais tendências tecnológicas que estão impulsionando a digitalização e que definirão a era pós pandemia.

Inteligência artificial: Tendências da digitalização nos negócios

A IA transformará nosso mundo e como vivemos nele. Ela já é usada em nossas vidas diárias nas pesquisas do Google para fornecer recomendações de produtos da Amazon e as sugestões personalizadas que você recebe da Netflix e do Spotify, bem como no processo de proteção contra fraudes de cartão de crédito. A IA e o aprendizado de máquina também são a base sobre a qual muitas outras tendências da digitalização nos negócios.

A IA dá às máquinas a capacidade de realizar uma ampla gama de processos semelhantes aos humanos, como ver (reconhecimento facial), digitar (chatbots) e falar (Alexa). A IA se infiltrará ainda mais em nossas vidas à medida que a capacidade das máquinas de agir de forma inteligente melhorar.

6 tendências da digitalização nos negócios em 2022

Internet das coisas (IoT)

Enquanto o primeiro dispositivo inteligente ao qual muitos de nós fomos expostos foi um smartphone, agora temos relógios inteligentes, TVs, geladeiras e em breve tudo será inteligente. Hoje existem 20 bilhões de dispositivos inteligentes, mas espera-se que em breve haja 200 bilhões de dispositivos conectados. Esses dispositivos inteligentes são responsáveis ​​por uma explosão de dados e estão mudando rapidamente nosso mundo e a maneira como vivemos nele. A capacidade das máquinas se conectarem e compartilharem informações entre si é uma parte fundamental da IoT.

Big Data

Nosso mundo está cheio de dados, mais do que nunca. Quanto mais dados tivermos, mais fácil será obter novos insights e até mesmo prever o que acontecerá no futuro. Ao analisar grandes quantidades de dados com algoritmos inteligentes, é possível detectar padrões e relacionamentos anteriormente desconhecidos.

E quando conhecemos as relações entre os pontos de dados, podemos prever melhor os resultados futuros e tomar decisões mais inteligentes sobre o que fazer a seguir. Insights aumentados que podem extrair insights automaticamente fornecerão às empresas insights sem precedentes de seus dados.

Blockchain

Na era digital de hoje, armazenar, autenticar e proteger dados apresenta sérios desafios para muitas organizações. A tecnologia Blockchain promete uma solução prática e super segura para esse problema. Como resultado, o blockchain é uma ferramenta cada vez mais atraente para setores como bancos e seguros.

Computação em Nuvem

Provedores de serviços em nuvem como Amazon, Google e Microsoft permitem que as empresas hospedem toda a infraestrutura vital de TI em sua nuvem, em vez de dentro das paredes digitais de uma organização, reduzindo os custos gerais de manutenção e operação de sistemas, software e dados individuais.

Robôs e Cobots

Nesta era orientada por dados, é a inteligência e a capacidade de agir de forma autônoma que definem os robôs e os separam de outras máquinas. O surgimento de robôs colaborativos, ou cobots, é a última geração de sistemas robóticos projetados para trabalhar ao lado de humanos como colegas robóticos.

Os cobots melhoram o trabalho que os humanos fazem e interagem com segurança e facilidade com a força de trabalho humana – músculo robótico adicional no local de trabalho.

Internet 5G

A tecnologia de rede é a espinha dorsal da nossa sociedade online e de um mundo mais inteligente. Especialistas creditam que essa é uma das principais tendências da digitalização nos negócios que iremos presenciar em 2022 e nos próximos anos. À medida que a largura de banda e a cobertura aumentaram, tornou-se possível aumentar a velocidade da navegação na web, serviços baseados em localização, streaming de vídeo e jogos.

Enviamos um fluxo constante de dados em tempo real entre nós, os aplicativos e dispositivos que usamos e os serviços de nuvem que os alimentam. A rede 5G não apenas nos dará velocidades mais altas, mas também será capaz de lidar com a conexão de muito mais dispositivos dentro de uma área geográfica.