Cotidiano

Como a energia dos eletrodomésticos afeta a conta de luz?

Você já se perguntou quanto de energia consomem os eletrodomésticos que você tem em casa? Gostaria de conhecê-lo de uma forma simples e rápida? Então continue lendo porque neste post contamos todas as chaves que você precisa saber sobre eficiência energética para sua casa.

Conhecer a potência dos eletrodomésticos em sua casa permitirá que você faça um uso mais eficiente deles e reduza seu consumo de energia, algo que você verá refletido na forma de economia na conta de eletricidade a cada mês.

No entanto, nem todos os aparelhos têm a mesma potência ou consomem a mesma. Portanto, a seguir, revisaremos os principais eletrodomésticos que podem ser encontrados em qualquer casa e forneceremos todas as informações necessárias para fazer um uso adequado e responsável deles.

Quanto consome uma máquina de lavar?

Você sabia que a máquina de lavar é um dos eletrodomésticos que costuma consumir mais energia em uma casa? Por isso, o certificado energético que a nossa máquina de lavar terá um papel fundamental neste aspecto.

É importante ter em conta que, se comprarmos uma máquina de lavar roupa com classificação energética E ou superior, poderá consumir cerca de 150 kWh por ano. Pelo contrário, se optarmos pelo modelo menos eficiente, pode consumir o dobro de energia, ou até o triplo!

Quanto consome uma geladeira?

A geladeira é outro dos eletrodomésticos que mais consomem energia em nossa casa. Por isso, o mais importante será sempre optar por um frigorífico o mais eficiente possível.

Atualmente, os modelos mais eficientes de refrigeradores costumam consumir, em termos gerais, cerca de 200 kWh por ano; enquanto os menos eficientes podem atingir valores aproximados de 650 kWh por ano.

Quanto consome uma placa vitrocerâmica?

Continuamos a rever os eletrodomésticos que mais consomem energia e é a vez da placa vitrocerâmica . É difícil obter uma versão deste aparelho mais eficiente do que a comum, pois seu funcionamento é baseado em aquecimento por resistência.

Normalmente, este tipo de eletrodoméstico tem um consumo aproximado entre 900 W e 2.000 W.

Quanto consome um forno elétrico?

Outro eletrodoméstico que consome muito e cuja eficiência é difícil de alcançar é o forno leve . No mercado podemos encontrar alguns modelos simples e mais eficientes que podem consumir cerca de 1.200 W , mas também existem modelos muito mais potentes cujo consumo pode chegar a 2.000 W.

Quanto consome uma máquina de lavar louça?

Neste caso, devemos ter em conta que, para além da eletricidade, a utilização deste aparelho implica também um consumo de água associado. Já existem no mercado alguns modelos eficientes de lava -louças cujo consumo aproximado gira em torno de 200 kWh por ano. No entanto, os modelos menos eficientes podem consumir até 300 kWh .

Quanto consome um secador?

Este é mais um dos eletrodomésticos cujo consumo dependerá da classificação energética do modelo de secador que dispomos. Os secadores mais eficientes podem consumir aproximadamente 150 kWh por ano, quase a metade dos modelos menos eficientes, cujo consumo gira em torno de 300 kWh por ano.

Quanto consome um micro-ondas?

Usamos diariamente e existem muitos modelos no mercado com diferentes classificações energéticas. Nesse caso, estamos falando do micro-ondas , um aparelho que também nos permite regular a energia que queremos consumir a qualquer momento.

Os modelos mais eficientes têm um consumo aproximado de 700 W , um valor muito distante dos 1500 W que os modelos mais potentes podem consumir.

O que é consumo fantasma ou stand-by? consumo que não se vê

Você sabia que aproximadamente 12% do consumo de nossa casa vem de aparelhos elétricos que não usamos? Elementos como televisão, descodificadores, consolas de jogos ou computadores de secretária são apenas alguns exemplos de dispositivos elétricos que continuam a consumir energia mesmo quando desligados , mas ligados à corrente elétrica.

Para resolvê-lo, basta olhar para todos aqueles dispositivos que, apesar de desligados, mantêm um sinal de luz se permanecerem conectados à corrente. Tudo o que você precisa fazer é desconectá-los para começar a reduzir essa porcentagem de energia consumida chamada stand-by .

Quantos KW consomem os eletrodomésticos? Descubra nesta tabela comparativa

ELECTRODOMÉSTICOS POTÊNCIA APROXIMADA (kW)
Aquecimento 1000 – 2500
Ar-condicionado 900 – 2000
Frigorífico 250 – 350
Televisão 150 – 400
Microondas 150 – 1500
placa vitrocerâmica 900 – 2000
Forno 1200 – 2200
Lavadora 1500 – 2200
Lava-louças 1500 – 2200
Aspirador de pó 900 – 1500
Torradeira 550 – 1000

 

Lembre-se que se você quiser saber a potência exata consumida por um eletrodoméstico específico, a opção mais fácil de descobrir é inserir um medidor de energia na própria tomada . Este dispositivo revelará o valor exato da energia consumida pelo referido aparelho.