Cotidiano

Qual dispositivo custa mais em stand-by

Você já ouviu falar em bebida fantasma? Neste post, contamos como os aparelhos que você desliga, porém, não totalmente, continuam consumindo, vamos ver o que acontece com esse consumo, também chamado de stand-by, e algumas dicas para eliminá-lo.

O que é stand-by em eletrodomésticos ou aparelhos elétricos?

Certamente, esta não é a primeira vez que você ouve falar em stand-by ou consumo fantasma . Este é o modo ‘stand-by’ ou ‘repouso’ que a grande maioria dos eletrodomésticos e aparelhos elétricos têm quando estão desligados, mas não desconectados da rede.

Quando isso acontece, nossos aparelhos e eletrodomésticos realizam o que se conhece como consumo fantasma, ou seja, apesar de aparentemente permanecerem desligados ou inativos, por estarem conectados à rede elétrica continuam consumindo energia . Esta situação pode fazer com que a sua fatura de eletricidade aumente de valor.

Continue lendo porque a seguir vamos te contar quais são os eletrodomésticos que mais geram consumo fantasma e algumas dicas para economizar na sua conta.

Quanto gasta uma televisão em stand by?

Você é daqueles que desliga a televisão e vai embora vendo como o piloto fica ligado achando que já está inativo? Bem, tenha cuidado porque este piloto nos diz que o aparelho ainda está conectado à rede elétrica e, portanto, consumindo energia.

De acordo com uma calculadora desenvolvida para calcular o consumo de eletrodomésticos em stand-by, uma TV LCD de 37 polegadas consumiria cerca de 17 kWh anualmente e teria uma potência aproximada de 2W em stand-by. Isto significa que um televisor com estas características ampliaria sua conta  por ano em standby.

Por outro lado, um televisor de plasma de cerca de 42 polegadas teria um consumo em stand-by de cerca de 3W, o que aumentaria sua fatura anual de consumo. 

Quanto consomem os aparelhos em stand-by?

É complexo calcular o consumo específico que um eletrodoméstico ou elétrico faz quando o deixamos desligado, mas continua conectado à rede. Alguns fatores como o modelo ou a eficiência energética dificultam o cálculo exato, porém é possível extrair valores aproximados.

Abaixo, mostramos uma lista dos eletrodomésticos mais comuns que todos nós geralmente temos em casa para informar o consumo fantasma aproximado gerado por cada um deles:

Decodificadores de televisão

Não estamos falando das televisões em si, mas dos decodificadores que as acompanham. Esses dispositivos geralmente são encontrados em modelos de televisão mais antigos e são apresentados como um dos dispositivos que mais consomem energia elétrica quando estão em stand-by.

O seu consumo aproximado situa-se entre 41 e 64 kWh por ano.

Laptops

Este é um dos aparelhos eletrônicos que costumamos deixar ligados com frequência, e mais ainda nos últimos tempos com o teletrabalho na ordem do dia, certo? Bem, você deve saber que um laptop totalmente desligado consome cerca de 35 kWh por ano se o deixarmos conectado à rede. 

É um dos dispositivos eletrônicos que mais deixamos conectados. Há quem o tenha perpetuamente ligado à corrente… só por precaução.

Um portátil completamente desligado consome, pelo simples facto de estar ligado, cerca de 35 kWh por ano.

Equipamento de música

Acabaram-se os mini-sistemas que faziam a banda sonora da nossa casa nos anos 90. No entanto, se ainda tem um deles ou uma aparelhagem com características semelhantes, saiba que o seu consumo em stand-by ronda os 53 kWh.

O microondas

Não há casa que não tenha este aparelho. O micro-ondas é, sem dúvida, um dos mais utilizados por todos nós. Sabia que o seu consumo em stand-by ronda os 35 kWh por ano? Se você deixá-lo conectado enquanto não estiver usando.

Qual dispositivo consome mais em stand-by?

Desenvolvemos uma calculadora através da qual podemos calcular o preço que pagamos a mais por causa do consumo fantasma. Se você quiser saber quais são os dois eletrodomésticos que mais consomem energia em stand-by dentro de casa, preste atenção:

Decodificador de televisão : Este é, para surpresa de muitos, um dos aparelhos que mais gera consumo fantasma. Um decodificador de satélite tem um consumo de 61 kWh / ano e um poder de 7W em repouso . Por sua parte, decodificadores digitais, cujo consumo (44 kWh / ano) e poder (5 W).

Rádio despertador : Embora os encontremos em menos e menos quartos, esses dispositivos têm um dos maiores consumos fantasmas em casa. Se tiver um rádio despertador em stand-by na sua mesa-de-cabeceira, estará pagando por ano devido ao seu consumo anual de 61kWh e à sua potência de 7W em repouso.

Quanto nos custa por ano deixar os aparelhos em stand-by?

Se tomarmos como referência uma casa média que tenha um par de televisores, um computador, uma conexão à Internet e alguns eletrodomésticos extras, observaremos que juntos eles somam uma potência média de cerca de 375 kWh/ano. Isto implica em consumo fantasma considerável, o valor pode  variar consideravelmente em função da tarifa de eletricidade e da empresa de distribuição.

Como economizar energia elétrica com a despesa em stand-by?

A maneira mais eficaz de combater a alimentação fantasma é desconectar todos os eletrônicos e aparelhos que você não está usando e que podem ser desconectados. Sabemos que alguns são realmente complexos para desligar completamente, por isso oferecemos algumas recomendações para economizar dinheiro e que o consumo fantasma não é refletido em sua fatura:

  • Use temporizadores : para ajudar a limitar o tempo de uso de alguns aparelhos para que eles sejam conectados apenas em determinados momentos do dia.
  • Use tiras de energia com switches : desta maneira, você não precisará desconectar os dispositivos que você conectou à faixa de energia. Será suficiente com um único clique para acabar com o consumo fantasma.
  • Use réguas de energia com supressor stand-by : há alguns que podem ser desligados por meio de um comando e outros que o fazem automaticamente se detectarem uma queda no consumo. Se você nunca se lembra de desconectar os aparelhos ou apertar o interruptor, esta é sua melhor opção.