Energia RenovávelEnergia Solar

Quanto custa uma telha solar da Tesla?

As telhas solares têm se tornado cada vez mais comuns nas residências, e a telha solar da Tesla, em especial, ganha destaque pela sua proposta de sustentabilidade, economia e eficiência.

Portanto, a partir de agora iremos trazer tudo sobre o uso de telhas solares, como funcionam, seus pontos positivos, e porque a telha solar da Tesla pode ser a melhor opção na hora da compra. Continue com a gente e descubra tudo o que precisa saber sobre o uso de telhas solares em residências.

As funções da telha solar?

As telhas solares possuem como principais funções o auxílio para a cobertura de um imóvel, ao mesmo tempo em que promove energia elétrica gerada a partir da captação da luz solar. 

Assim, as telhas solares são uma ótima opção para as residências. A instalação é feita facilmente, e seu custo-benefício se comprova a longo prazo. Além disso, hoje em dia, é mais  fácil encontrar telhas solares com os mesmos materiais e formatos das telhas tradicionais.

O grande segredo das telhas solares é a instalação de uma célula fotovoltaica que é atrelada à estrutura das edificações. Isso permite que a energia seja gerada através da radiação solar, e que a torna uma fonte de energia renovável.

O funcionamento da telha solar

Após fazer a instalação da telha solar, a luz natural, ou seja, a luz solar, entra em contato com as células fotovoltaicas da telha, gerando a energia elétrica. Desse modo, basta fazer a  instalação de uma só célula ou um número reduzido delas. 

Mais sobre geração de energia solar

A transformação da luz solar em energia é possível porque as células acopladas às telhas são feitas de elementos semicondutores,  liberando, assim, os elétrons ao contato com a luz do sol, provocando assim radiação eletromagnética.

Desse modo, no instante em que as células fotovoltaicas fazem com que elétrons produzidos a partir do contato com a luz solar sejam captadas e direcionadas, é formada a eletricidade.

E essa eletricidade produz a geração de energia solar, e pode se adaptar à rede elétrica do lugar escolhido. 

Pontos a se considerar na instalação de uma telha solar?

Antes de fazer a instalação de uma telha solar no imóvel, é preciso estar atento a alguns elementos importantes. Assim, os principais pontos a ser observados são:

  • Instalação: no momento de instalar as telhas solares é mais viável fazer em edificações novas, ou quando se decide substituir todo o telhado de uso anterior. Isso acontece porque a instalação necessita de toda uma infraestrutura que permita a inclinação e ângulos favorável para captar a luz do sol.Se mesmo assim, houver a necessidade de aproveitar a estrutura de telhados antigos, a correção das inclinações e ângulos necessários podem ser corrigidos com a instalação de equipamentos auxiliares.
  • Estética: não se pode ignorar a estética do imóvel durante a instalação das telhas solares. Felizmente, as telhas solares, e em especial, a telha solar da Tesla, permite uma boa adaptação ao imóvel, permitindo a integração do projeto, sem deixar de lado o visual.
  • Eficiência energética: as telhas solares são capazes de uma economia de energia entre 10 a 20%. Porém, a dica é manter o local limpo e fazer manutenção periódica, para a máxima eficiência das telhas solares.

Telha solar da Tesla

Por fim, entre tantas escolhas de marcas conceituadas produzindo telhas solares, iremos dar uma atenção especial à telha solar da Tesla. Resolvemos escolher a marca, porque a Tesla tem tudo para revolucionar a produção de telhas solares.

Em 2017, a empresa Tesla, parceira da  empresa SolarCity, anunciou o desenvolvimento da produção de sua própria linha de telhas solares. A produção deveria ter sido iniciada em 2018, porém ocorreu um pequeno atraso. A produção  só não teve início em 2018, porém ocorreu um pequeno atraso. 

O principal objetivo da Tesla, é  desenvolver suas telhas solares, e criar residências integradas entre si, com um eficiente sistema para gerar e armazenar energia, integradas também ao ambiente próximo. Assim, a principal preocupação da empresa, ao desenvolver sua linha de telhas solares, é a sustentabilidade energética dos empreendimentos.

Como funciona a telha solar da Tesla?

Como funciona a telha solar da Tesla
Como funciona a telha solar da Tesla

As telhas solares projetadas pela Tesla têm sua estrutura semelhante aos telhados tradicionais. Tem como principal material o vidro temperado e texturizado.

Podemos dizer que o projeto da Tesla, é na verdade, um mini painel solar, porém com a forma e aparência de um telhado comum. 

Inicialmente, a proposta é de fabricar as telhas solares em quatro variações: ardósia, toscano, lisa e texturizada. Mas por enquanto, apenas as telhas lisas e texturizadas estão sendo comercializadas.

Prosseguindo, a telha solar da Tesla é composta por células fotovoltaicas de alta eficiência. Isso permitirá uma grande geração de energia, até mesmo em dias não muito quentes.

A telha possui uma camada de filme e uma pintura especial por cima. Para quem passa pela rua, a telha será imperceptível, ao mesmo tempo em que estará exposta a captação da luz solar. Por fim, com uma camada de vidro temperado de quartzo por cima,a garantia é de altíssima resistência. 

Quanto custa a telha solar da Tesla?

Por ser uma novidade e ainda não estar completamente popularizada no Brasil, os custos da telha solar da Tesla podem parecer altos. Porém, adiantamos que adquirir essas telhas é investimento que vale a muito a pena a longo prazo.

A Tesla anunciou o  valor inicial no mesmo ano em que formou a parceria com a SolarCity. Desse modo, a telha sairá, em média, no valor de  1.300  reais por metro quadrado, já realizada as conversões de medidas e moedas. 

As dimensões da telha são de 8,65 centímetros de largura e 14 centímetros de comprimento. E o valor já considera o custo da mão de obra durante a remoção do telhado de uso anterior e instalação das telhas solares.

Antes da instalação, é preciso que se calcule a média para consumo de eletricidade do local. Assim, como dissemos anteriormente, o retorno  do investimento ao se comprar uma telha solar da Tesla, será recuperado entre 4 e 6 anos. 

Ademais, à medida que as telhas solares fiquem mais populares no país, a tendência é que os preços fiquem baixos, podendo até mesmo ter seus custos de instalação menores que os das telhas convencionais. A duração mínima do produto é de 30 anos a 50 anos. 

Conclusão: Vale a pena adquirir uma telha solar da Tesla?

Sim, vale muito a pena adquirir uma telha solar da Tesla. A popularidade desse tipo de telha vem crescendo bastante, e podemos concluir que as telhas solares são certeza de economia ao consumidor, pensando-se a longo prazo. Além disso, a Tesla garante um projeto que visa a integração entre residência e ambiente.

Por fim, a questão da sustentabilidade também se integra a qualquer projeto que envolva o uso de telhas solares. Enfim, com as telhas solares o consumidor poderá economizar e ajudar o meio ambiente.