Educação

Notas de corte Fies 2018 medicina

O Fies é um programa criado pelo MEC, conhecido como Fundo de Financiamento Estudantil, e oferece todos os anos uma oportunidade para que jovens alcancem o sonhado Ensino Superior. Uma das maneiras por trás de conseguir obter esse sonho são as notas de corte Fies 2018 medicina, que determinam o quão bem um participante foi na prova.

Existem diversas notas de corte que podem ser tiradas para conseguir passar e entrar em uma faculdade, usando exclusivamente da nota de corte Fies 2018 medicina ou qualquer outra área tirada durante o teste.

Para compreender quais são essas notas de corte Fies 2018 medicina, como funciona o Fies e porque exatamente vale a pena e veio a existir, acompanhe esse artigo para se aprofundar e ficar por dentro do assunto. Sua seleção irá lembrar quem for interessado do ProUni e também Sisu, por conta de seu processo similar.

Veja outras notas de corte do Fies de outros anos

Como funcionam as notas de corte Fies 2018 medicina

Qualquer que for a área determinada pelo jovem estudante, sua nota de corte no programa Fies pode determinar se ele vai ou não entrar em uma faculdade que deseja para cursar um curso que está interessado.

Cada nota de corte se difere dependendo da área que o estudante prefere tomar e, muitas vezes, precisa ser uma quantidade alta de pontos, como é visto nas notas de corte fies 2018 medicina, onde mais de oitocentos mil estudantes participaram do Enem e resolveram participar do programa Fies, porém apenas poucos passaram dentro da categoria de medicina.

O Fies tem como objetivo facilitar a vida do jovem estudante que tem menos renda financeira ou não possui a ajuda externa dos pais ou um trabalho para ingressar no ensino superior, ou seja, começar a cursar uma faculdade desejada em uma instituição privada. 

Ou seja, o Fies oferece uma oportunidade dentro de faculdades para um jovem seguir com auxílio do governo, como uma bolsa cobrindo 70%-100% dependendo de sua nota de corte. Poucos estudantes alcançam a nota de corte que oferece 100%.

Processo do Fies

As notas de corte têm o propósito de numerar os resultados dos participantes e determinar o valor que sua nota de corte pode vir a cobrir quando a escolha de uma faculdade em sua área desejada for feita. Aqueles que tirarem as notas mais altas contam com um auxílio do Governo Federal mensalmente para que completem seus estudos.

Porém, o financiado deve devolver as parcelas fornecidas pelo Governo após o término de seu período escolar e sua graduação seja completa. Isso funciona da seguinte maneira:

  1. Durante o período de curso, o aluno que tenha passado no programa Fies usando, por exemplo, de notas de corte Fies 2018 medicina ou outra nota de corte, precisa pagar apenas o valor referente ao encargo operacional fixado no contrato. Ou seja, é necessário também pagar pelo custo de vida oferecido pelo contrato do programa Fies durante sua execução.
  2. Após o período do curso, chamado de período de carência e amortização, vem o processo onde a quitação da dívida é feita. Porém, desde 2018, o programa Fies não mais conta com um período de carência onde é esperado que o graduado encontre um emprego ou fonte de renda.
  3. Em vez do período de carência, a partir de 2018, o graduado automaticamente entra em amortização, onde ele deve começar a pagar a dívida. O estimado pelo Governo Federal seria uma dívida que dura até 14 anos. Caso o graduado já entre ou esteja dentro de um emprego, a parte apropriada de seu salário será automaticamente subtraído de sua conta para o pagamento referente à dívida.

Portanto, é um processo que requer atenção, apesar de ser benéfico, o Fies é um programa que irá necessitar dinheiro após ser completo, mesmo que você entre usando de suas notas de corte fies 2018 medicina.

Relacionado: Nota de corte medicina UFRJ 2018

O financiamento pode vir a variar, também, dependendo do perfil socioeconômico que o estudante apresentar. 

Quais são as notas de corte fies 2018 medicina

Usando 2018 como exemplo, as notas de corte Fies 2018 medicina são muito diferenciadas entre si, elas variaram dentro dos mais diferentes estudantes que participaram do Fies no ano de 2018. A nota de corte mais alta no ano foi de 831.00 e a mais baixa, porém ainda impressionante, foi de 720.00, o mínimo necessário para passar em medicina dentro do programa Fies.

Lembrando que as notas de corte dependem do quão bem o estudante vai no Enem. Mas, para entender mais, confira uma lista com todas notas de corte Fies 2018 medicina que são notáveis e oferecem um olhar melhor sobre como as notas de corte funcionam e qual o número ideal a se querer obter em sua nota de corte ao participar do Fies, veja:

  • Medicina – Faculdade Barão do Rio Branco – 720.00
  • Medicina – Centro Universitário de Minas – 724.00
  • Medicina – Faculdade de Guanambi – 726.00
  • Medicina – Centro Universitário São de Lucas – 726.00
  • Medicina – Faculdade de Ciências Agrárias e Da Saúde – 727.00
  • Medicina – Centro de Várzea Grande – 727.00
  • Medicina – Faculdades Integradas Aparício Carvalho – 728.00
  • Medicina – Centro Universitário de Diamantina – 728.00
  • Medicina – Universidade Nove de Julho – 730.00
  • Medicina – Universidade do Oeste Paulista – 733.00
  • Medicina – Universidade de Cuiabá – 735.00
  • Medicina – Centro Universitário de Maringá – 740.00
  • Medicina –  Faculdade Atenas – 741.00
  • Medicina – Faculdade Redentor – 741.00
  • Medicina – Centro Universitário Univates – 744.00
  • Medicina – Faculdade de Minas BH – 744.00
  • Medicina – Universidade do Rio Doce – 745.00
  • Medicina – Universidade Luterana do Brasil – 746.00
  • Medicina – Faculdade Santa Maria – 749.00
  • Medicina – Universidade de Franca – 750.00
  • Medicina – Faculdade Dinâmica do Vale do Ipiranga – 755.00
  • Medicina – Faculdade de Ciências Médicas – 831.00

Essas são, portanto, algumas das notas de corte Fies 2018 medicina que são consideráveis ao se pensar em um bom resultado para conseguir um ensino superior por meio do programa Fies de financiamento estudantil. É possível obter uma nota mais alta, porém neste ano essas são as notas de corte que podem ser tomadas como base.

Por que vale a pena apostar no Fies?

Levando em conta que o programa Fies necessita apenas de informações socioeconômicas e de uma boa nota durante o teste oferecido no Enem, a questão é se o Fies vale ou não o tempo gasto pelo estudante que considera participar do programa?

Seu processo de seleção é muito simples e ocorre a cada semestre, ele recebe milhares de estudantes interessados ao redor do Brasil. A seleção é feita por quatro dias consecutivos e os participantes devem escolher seus cursos e determinadas faculdades durante esse período. Essas são determinadas de acordo com sua nota de corte obtida na prova do Enem.

O Fies permite que o estudante escolha de diferentes modalidades para seu financiamento, entre essas podemos mencionar:

  • Modalidade 1, destinada para estudantes que a família contém uma renda igual ou maior que três salários mínimos por mês. Nessa modalidade, quem se interessar ganha 50% de desconto de sua bolsa.
  • Modalidade 2, é a modalidade destinada para aqueles no Norte e Nordeste do país. Contém mais de 150 mil vagas disponíveis todos os anos.
  • Modalidade  3, para estudantes com mais possibilidade financeira, usando de uma renda familiar de até 5 salários mínimos como base. Eles automaticamente ganham 20% de desconto em sua bolsa.

Vale notar que não é possível mudar sua modalidade durante o financiamento. Agora que você já sabe algumas notas de corte fies 2018 medicina, pode tomá-las como base para seus futuros estudos e resultados dentro do financiamento do Fies.