Tecnologia

Dicas para deixar a internet mais rápida

Ter uma conexão lenta demais pode ser uma grande dor de cabeça, impactando de forma direta em diversas atividades do seu dia a dia, uma vez que hoje em dia a internet é algo essencial para uma variedade de tarefas, como estudos, trabalho, entretenimento, entre outros, e sem ela algumas atividades podem ser dificultadas ou ainda até mesmo impossibilitados.

Mas, você sabia que existem formas de deixar a internet do seu celular e do seu PC mais rápido de forma simples e prática, sem precisar ser nenhum expert em programação ou coisa do tipo, bastando apenas levar em consideração alguns métodos práticos que você pode estar fazendo de forma rápida?

Se você ainda não sabia e quer ficar por dentro de tudo, está no post certo. Hoje separamos uma série de dicas que você pode estar adotando no seu aparelho para deixar a internet nele ainda mais rápida e realizar suas tarefas sem nenhum tipo de interrupção. Quero saber tudo sobre? Vamos lá!

Antes das dicas para melhorar sua conexão, você precisa fazer o teste de velocidade através do SpeedTest Copel para saber a real velocidade da sua conexão antes das melhorias. Ao finalizar todos os procedimentos, volte a repetir o teste de velocidade para observar se houve melhorias.

wifi

A nossa primeira dica é que você observe com atenção como está a sua conexão de rede. Se você está utilizando uma conexão via wi-fi, verifique junto ao seu provedor de internet se está recebendo de fato os dados que adquiriu no pacote contratado, e caso você esteja utilizando 3G ou 4G, verifique pelo próprio aplicativo da empresa os dados contratados e confira se eles estão de fato entrando no seu aparelho.

Caso você note algum tipo de irregularidade, para que você possa deixar sua internet mais rápida, o essencial é que o seu provedor de internet esteja de fato entregando os dados contratados, sendo assim entre em contato com qualquer que seja o provedor, relate o problema e solicite uma avaliação, garantindo assim que você tenha o máximo possível de dados disponíveis.

Limpe os dados de cachê

Com a regularização da sua situação em relação ao recebimento de dados do seu provedor de internet, chegou a hora de utilizar algumas técnicas bem práticas para conseguir fazer com que o seu aparelho, PC ou celular, carregue as atividades relacionadas a utilização de internet com mais facilidade e rapidez.

A primeira dica é realizar a limpeza dos dados de cachê do seu navegador, fechando as abas em aberto que você não mais utiliza e limpando os dados, históricos e outros que podem estar incentivando de forma negativa o recebimento e envio de dados, como também eliminando sites que funcionam em segundo plano no seu aparelho.

Desinstale aplicativos que não utiliza

Tanto no seu celular, quanto no seu PC, podem existir aqueles aplicativos que um dia você baixou, porque estava necessitando realizar alguma atividade momentânea, e atualmente você não vê mais nenhum tipo de usabilidade, devendo assim desinstalar esses aplicativos e limpar a memória do seu aparelho.

Com esses aplicativos desinstaladas que você garante que o seu aparelho funcione da melhor forma possível, com a memória mais limpa, e os dados sejam voltados especificamente para a atividade que você está realizando no momento, principalmente se esses aplicativos funcionavam e segundo plano.

Como Melhorar o Desempenho do Google Chrome

Impeça a ação de aplicativos em segundo plano

Quanto aos aplicativos que funcionam em segundo plano, você pode estar desabilitando essa função através das configurações do seu aparelho, na aba aplicativos impedindo que esse aplicativo não funcione mais em segundo plano e assim não consuma internet de forma praticamente involuntária. Desabilite essa função apenas em aplicativos que você não usa com frequência.

Troque de navegador

Por fim, uma dica especial é também pensar em trocar de navegador. Uma vez que, por vezes, o problema não está na sua conexão de internet e nem no seu próprio aparelho, mas no navegador que você usa, devendo você optar pelos navegadores mais tradicionais e mais rápidos possíveis, sempre levando em consideração a sua segurança e qualidade nos processos. Boa sorte!