Remarketing: saiba como fidelizar seus clientes com essa estratégia

O marketing não acaba quando uma pessoa entra em contato com a marca, mas não fecha negócio, pois é nessa etapa que entra uma estratégia chamada remarketing.

Suponha que você acessou o site de uma marca de cosméticos e por algum motivo não fez nenhuma compra.

Depois de algum tempo, anúncios dessa marca começam a aparecer no seu navegador, nas redes sociais e motores de busca que você usa.

Esse é o exemplo mais clássico do remarketing, a ideia é atrair seu interesse novamente para que, dessa vez, você se torne um cliente efetivamente.

Isto posto, confira o texto a seguir para entender como essa estratégia de marketing digital funciona, quais benefícios ela apresenta e como pode ser aplicada.

Como funciona o remarketing

Para poder interagir com as pessoas que já foram expostas a anúncios é necessário reunir as informações básicas da sua base de clientes.

Alguns exemplos de dados importantes:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Localização;
  • Interações realizadas.

Devido ao modo como funciona o Facebook Ads, esse é um exemplo de plataforma que pode ser usada para captar esses dados.

Há pelo menos duas formas de fazer isso: por lista de e-mails e pixel de remarketing.

A lista de e-mails é útil para conseguir alcançar as pessoas mesmo que elas não abram o material enviado na caixa de entrada.

O Facebook possibilita direcionar anúncios a partir da lista de e-mails, por exemplo.

O pixel de remarketing visa automatizar esse processo, basta instalar o pixel das redes de anúncios no site da sua empresa.

Essa ferramenta é interessante para captar informações de quem visita o site por meio dos cookies.

Veja também: Integração entre Whatsapp e Instagram é Possível?

Os benefícios dessa estratégia

Quem compra produtos pela internet está continuamente sendo exposto a dezenas de anúncios e ofertas.

Por isso, pode ser comum as pessoas deixarem de fazer uma compra por esquecimento ou falta de atenção.

Portanto, o remarketing é uma forma sutil de refrescar a memória desses leads.

Além disso, a estratégia se mostra muito adequada para apresentar melhor os benefícios do que é oferecido.

Uma campanha de remarketing pelo Instagram Ads, por exemplo, pode destacar pontos que não foram tão abordados na primeira vez.

Outro ponto de destaque é a possibilidade de recuperar o contato de clientes que acabaram abandonando o site.

A visita ao site pode até ter instigado o lead, mas não ter sido o suficiente para motivá-lo a comprar.

Com o remarketing você aprimora campanhas como anunciar no Google Ads para atender a esse público supostamente perdido. 

Aplicando o remarketing

Como é de praxe no marketing digital, o remarketing tem especificidades que precisam ser levadas em conta.

A seguir falaremos das principais formas de aplicar essa estratégia de maneira bem sucedida.

Crie audiências

As pessoas que visitam seu site e ou interagem com a marca nas redes sociais precisam ser listadas e organizadas de acordo com os perfis.

Separar os perfis que clicaram em anúncios e os perfis que abandonaram o carrinho é importante, para citar dois exemplos recorrentes no comércio virtual.

Faça anúncios específicos

A separação de perfis é útil para que a equipe possa desenvolver anúncios de acordo com cada um deles.

Para garantir que os clientes passem por todas as etapas do funil de vendas é preciso nutri-los com as informações necessárias.

Essa necessidade depende da situação de cada cliente, por isso as listas.

Aposte nas landing pages

As landing pages são páginas voltadas exclusivamente para garantir novas conversões. Em geral, é o primeiro contato que quem clica em um anúncio tem com a marca.

Como a ideia é incentivar que o usuário se torne um cliente, busque fazer landing pages atrativas.

Oferecer conteúdos ricos (planilhas, webinars ou e-books) é uma forma popular de assegurar o lead a respeito da qualidade dos produtos anunciados.

Mensure os resultados

As estratégias de remarketing precisam ser mensuradas continuamente. Isso garante que as ações surtam o efeito desejado.

Para realizar essa mensuração escolha quais serão as métricas que a equipe vai tomar como base.

Custo por Clique, Custo de Aquisição de Clientes e Retorno sobre Investimento são algumas das principais métricas de marketing digital.

A mensuração é essencial para identificar eventuais melhorias e correções que podem ser feitas nas campanhas.

Não exagere na quantidade de impressões

A quantidade de impressões é o número de vezes que o mesmo anúncio vai aparecer para cada pessoa.

A taxa ideal é de 10 exibições por lead, mais que isso, vai se tornar um empecilho na navegação do usuário e a marca sai perdendo.

Portanto, trouxemos neste texto as informações básicas sobre remarketing. Agora você conhece o conceito, está convencido dos benefícios dele e sabe como aplicá-lo.

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