Dicas e Curiosidades

O que é Energia Hidrelétrica e Como Funciona?

Uma das fontes alternativas de energia é a água, ou mais precisamente, recursos hídricos em reservatórios. Mas você sabe o que é energia hidrelétrica e como ela funciona?

A energia hidrelétrica é ambientalmente segura. Portanto, muitos países desenvolvidos estão migrando para esse tipo de energia. Vamos falar sobre o que é energia hidrelétrica, seu princípio de funcionamento e o uso da água para gerar eletricidade.

Leia Mais: Como funciona um porto?

O que é energia hidrelétrica e como ela funciona?

O princípio de funcionamento de uma usina hidrelétrica é simples. A energia da queda d’água é usada, sob pressão, ele entra nas lâminas da turbina e as gira. A turbina aciona geradores.

Eles, por sua vez, geram energia que é utilizada no dia a dia e em escala industrial. Todas as usinas hidrelétricas “tradicionais” operam neste princípio.

As usinas hidrelétricas são geralmente construídas em áreas elevadas. Uma vez que esta é a melhor opção para obter pressão de água suficiente.

Um rio plano não é capaz de girar as lâminas com a mesma força que um rio de montanha onde encontramos as quedas d’águas.

Um hidrogerador é uma máquina elétrica síncrona trifásica, cuja tarefa é converter a energia mecânica da turbina em energia elétrica.

O que é energia hidrelétrica e sua quantidade de geração? Depende da potência do hidrogerador e da pressão da água.

Depois que a corrente mecânica foi convertida em corrente elétrica, ela é enviada para abrir os interruptores, que por sua vez transmitem eletricidade aos consumidores.

No entanto, um modelo padrão para o projeto de uma usina hidrelétrica é indispensável. Cada usina hidrelétrica é única em sua própria maneira.

Sua construção leva em consideração as características geográficas, o potencial hídrico do reservatório e a infraestrutura da região.

Confira agora: Energia hidrelétrica vantagens e desvantagens

Energia hidrelétrica no mundo

Este tipo de energia renovável é o mais “popular” nos países desenvolvidos. A Islândia é líder em energia hidrelétrica.

Depois disso, vem a Noruega, onde as usinas hidrelétricas respondem por até 98% de toda a produção de energia. Está vendo como é importante saber sobre o que é energia hidrelétrica.

Agora a China abriu caminho para os líderes, que estão construindo usinas hidrelétricas em grandes rios profundos.

As usinas hidrelétricas fornecem eletricidade muito barata sem agredir o meio ambiente, sem emissões de gás na atmosfera.

Além disso, a usina hidrelétrica atinge rapidamente diferentes níveis de produção de energia operacional (após ligar a estação).

Tipos de usinas hidrelétricas

Existem vários tipos de usinas hidrelétricas. Dependendo do uso máximo da pressão da água, as seguintes usinas hidrelétricas são diferenciadas:

  • Baixa pressão (3-25 m).
  • Pressão média (a partir de 25m).
  • Alta pressão (a partir de 60m).

Quanto maior essa altura, mais poderosa será a usina hidrelétrica. Porque a água cai de uma altura maior e tem mais aceleração.

Isso novamente pode explicar a irracionalidade da construção de usinas hidrelétricas nas estepes ou áreas planas.

As maiores usinas hidrelétricas

As usinas hidrelétricas mais potentes e eficientes estão localizadas em países onde sua construção trouxe os maiores benefícios para a indústria e os consumidores.

Três Gargantas, China

A estação foi construída de 1992 a 2012 no rio Yangtze. Ele gera 98,1 bilhões de kWh por ano. A usina hidrelétrica cobre o consumo anual de energia.

Além disso, a estação desencadeou o problema de inundações. Agora Lyuli que vive debaixo da estação não morre com as enchentes. Para referência: no século 20, meio milhão de pessoas morreram nas enchentes no vale do rio.

Itaipu, Brasil, Paraguai

A usina hidrelétrica está localizada no Rio Paraná, que passa por territórios de 2 países latino-americanos. A capacidade declarada é de 16 mil MW.

Guri, Venezuela

Construída às margens do Rio Karoni, 65% da geração total de eletricidade depende dessa hidrelétrica

As hidrelétricas são diferentes, certo?

É muito difícil encontrar duas usinas hidrelétricas que coincidam completamente em projeto. No entanto, a similaridade típica entre eles é determinada com base em quatro tipos.

Os especialistas distinguem usinas hidrelétricas de canal (comum), derivacional (em rios de montanha), armazenamento bombeado (servem para acumular eletricidade durante baixo consumo) e de maré (cíclicas, dependendo da frequência de vazante e fluxo).

Além disso, as usinas hidrelétricas diferem em sua estrutura, dependendo da quantidade de pressão da água, do projeto, da localização da sala da turbina, da regulação do fluxo do rio e da capacidade instalada da estação.

As usinas hidrelétricas são ecologicamente corretas?

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é energia hidrelétrica, como mencionado no início, em comparação com outras usinas, é a que causa menos danos ao meio ambiente.

A usina não precisa de combustível, o que reduz significativamente o custo da eletricidade gerada e não o vincula aos preços do petróleo e carvão. Mas aqui também existem algumas desvantagens.

A construção de grandes barragens impede o fluxo normal do rio, o que significa que reduz significativamente o nível de oxigênio dissolvido na água, o que, por sua vez, leva à morte dos peixes e interfere na sua desova.

E a construção de passagens especiais para peixes e elevadores de peixes na barragem leva a um aumento no custo de operação da hidrelétrica.

Grandes reservatórios, via de regra, não causam deterioração na qualidade da água, mas, ao contrário, permitem diluir a poluição proveniente de efluentes industriais, retirando-a e transferindo-a para sedimentos de fundo.

Mas, se ocorrer um acidente em uma usina hidrelétrica, por exemplo, o rompimento de uma barragem, isso pode levar a uma inundação catastrófica nas áreas circundantes.

Vantagens das usinas hidrelétricas

Parte do calor gerado pelo atrito entre as partes móveis da turbina é transferido para a água corrente, mas essa quantidade raramente é grande.

A água é uma fonte renovável de energia. Pelo menos até os córregos e rios secarem. O ciclo hidrológico (o ciclo da água na natureza) repõe as fontes de energia potencial devido às chuvas e drenagem.

O desempenho das usinas hidrelétricas é fácil de controlar alterando a velocidade do fluxo de água (o volume de água fornecido às turbinas).

Reservatórios construídos para usinas hidrelétricas podem ser usados como áreas de recreação, às vezes uma paisagem verdadeiramente de tirar o fôlego se desenvolve ao seu redor.

A água em reservatórios artificiais é geralmente limpa, pois as impurezas são depositadas na parte inferior. Essa água pode ser usada para beber, lavar, tomar banho e irrigar. Obrigado por ter chegado até aqui. Até a próxima!

Esse conteúdo foi desenvolvido em parceria com o site Solar Eólica Renovável, um site especializado em energia renovável para você ficar atento sobre o assunto.

Confira: O que é aluvião?