Qual a diferença do etanol para álcool metílico?
Conteúdo do Artigo
O etanol e o metanol são alcoóis. No entanto, o etanol é álcool etílico e o metanol álcool metílico. Mas, afinal, qual a diferença do etanol para álcool metílico?
Então, o etanol é um álcool etílico e é usado bastante em postos de gasolina, para abastecer veículos como: carros, caminhões, ônibus e motocicletas.
Já o álcool metílico conhecido como metanol é um composto altamente inflamável, perigoso, tóxico e é utilizado em indústrias químicas para a fabricação de alguns produtos.
Portanto, o etanol e o metanol são alcoóis. Entretanto, eles possuem muitas diferenças e a sua maior diferença é que um possui combustível renovável e o outro não.
Saiba mais sobre o etanol (álcool etílico)
O etanol é um álcool etílico, além disso, é também um bicombustível. O etanol é obtido da cana-de-açúcar, batata, beterraba, eucalipto, soja, grão e afins.
A partir disso, o álcool é produzido no Brasil por meio de fermentação, isto é, por meio da fermentação de açúcares como amido e celulose.
Dessa forma, o etanol é bastante utilizado pelos brasileiros é encontrado nos postos de gasolina.
Ele possui características peculiares e particulares, como: líquido incolor e possui odor forte.
Além disso, o etanol é um combustível renovável. Isso ocorre porque ele vem de uma fonte renovável, ou seja, vem de uma fonte orgânica que normalmente é uma planta.
Tipos de Álcool
A partir disso, o etanol possui muitas vantagens e muitas características positivas. A seguir veremos algumas delas:
- Tem fonte renovável;
- Ajuda a enfrentar o aquecimento global;
- Emite menos gás na atmosfera;
- Menor emissão de poluentes;
- Ajuda a manter o motor veículo mais limpo;
- Funciona como combustível para abastecimento de veículos, como: carros, caminhões, motocicletas, ônibus;
- É em prol do meio ambiente;
- Produzido através de matérias orgânicas.
A partir das vantagens e características do etanol, pode-se perceber que o etanol- álcool etílico, possui pontos relevantes tanto para a sociedade quanto para questões ambientais – pauta importante hoje em dia.
Por fim, o etanol é um álcool etílico que é bastante conhecido por muitos brasileiros e tem viés para a sustentabilidade e meio ambiente.
Uma das poucas desvantagens dele, vale ressaltar, é que quando a temperatura está abaixo de 13º ele se torna inutilizável. Entretanto, há mais vantagens que desvantagens dessa substância.
Saiba mais sobre o metanol (álcool metílico)
O metanol – álcool metílico é bastante conhecido por ser uma substância altamente inflamável, perigosa e tóxica.
A substância é utilizada por indústrias químicas para a fabricação de produtos, como: hormônios, vitaminas, biodiesel, entre outros.
No entanto, o álcool metílico não é utilizado em postos de gasolina. Isso ocorre por causa do perigo que ele causa.
E se o veículo for abastecido com metanol é possível que ele prejudique o motor do mesmo. Por isso, ele é proibido em postos de gasolina.
Além disso, o álcool metílico não faz bem para o meio ambiente. Ele não é um combustível em prol da atmosfera.
Isso porque ele tem um alto nível de toxidade. Assim, o álcool metílico possui algumas desvantagens. A seguir algumas delas:
- Altamente tóxico;
- Polui o meio ambiente;
- Risco à saúde (se o álcool metílico é ingerido em grande quantidade ou então em bebidas alcoólicas pode causar cegueira ou até a morte);
- Dificuldade em controlar o fogo quando se utiliza o metanol porque a sua chama é quase invisível;
- Combustível inflamável.
Após ter uma maior percepção sobre o álcool metílico, conhecido também como metanol, percebe-se os riscos e preocupações com essa substância causa.
Por isso, ele é utilizado somente por profissionais e especialistas – pessoas que sabem mexer e conhecem o composto químico.
As principais diferenças entre etanol e álcool metílico
Visto que o etanol é um composto químico, assim, como o álcool metílico – metanol, se torna possível identificar algumas diferenças desses dois alcoóis que são bem diferentes.
Nota-se que a primeira grande diferença é que do etanol ser um biocombustível renovável. Diferente do álcool metílico que não tem essa característica.
Outra diferença é que o etanol não prejudica o meio ambiente, pelo contrário ele é uma fonte renovável e sustentável.
Por outro lado, se tem o metanol que além de possuir um nível de toxidade alta, ele prejudica o meio ambiente. Justamente porque ele é umas das substâncias mais poluentes do mundo.
Veja os diferentes tipos de Etanol
Vale ressaltar outra diferença: o etanol pode ser encontrado em postos de gasolina, ou seja, pode ser utilizado como combustível para abastecer os veículos.
Já o álcool metílico não é encontrado em postos para abastecimento dos veículos porque ele é bastante perigoso e pode falhar o motor do carro, caminhão, ônibus e afins.
O etanol é um dos solventes orgânicos mais eficientes e menos poluentes. Já o metanol é um dos solventes orgânicos mais tóxicos do mercado e do mundo.
Tanto que o álcool metílico é bastante criticado pelos brasileiros, devido sua alta toxicidade e perigo.
Então, há diferenças significativas entre o álcool etílico – etanol – e o álcool metílico – metanol -. A partir disso, não há semelhanças entre eles.
Pelo contrário, há muitas divergências. Por fim, vale ressaltar que o etanol é uma fonte renovável e não prejudica o meio ambiente.
Diferentemente do metanol – álcool metílico – que é perigoso e altamente tóxico, a fim de prejudicar a saúde das pessoas e prejudicar, principalmente, a nossa atmosfera.
Conclusão
Torna-se relevante concluir que tanto o etanol quanto o álcool metílico são substâncias químicas e que possuem diferenças significativas entre elas.
Assim, o etanol é menos poluente ao meio ambiente e o metanol é bastante tóxico para a nossa atmosfera.
Ao entrar em contato com o metanol, dependendo da quantidade, pode causar malefícios e riscos à saúde, como câncer e afins.
Vale ressaltar que o álcool metílico é altamente inflamável. Então, tem que ter um cuidado maior ao entrar em contato com ele.
Já o etanol serve para abastecer veículos e não possui a mesma toxicidade do metanol. Por fim, torna-se relevante o cuidado na hora de entrar em contato com ambos.