Acessórios para trilha a pé (trekking)

Se você gosta de uma aventura, principalmente trilha a pé, e acaba ficando em dúvida sobre o que levar na hora de iniciar o seu trajeto, saiba que existem alguns itens que devem ser levados sempre que você for fazer a trilha. Eles são essenciais e indispensáveis em qualquer aventura, independente do nível de dificuldade a ser enfrentado, seja ela uma trilha mais curtinha ou mesmo uma longa travessia, é necessário utilizar todos os acessórios para trilha a pé que separamos em nosso texto.

Logo, caso você tenha interesse em ficar por dentro de todos os itens que separamos no texto abaixo, recomendamos que continue a leitura até o fim, pois fizemos um apanhado das melhores opções de itens que serão indispensáveis para que você realize qualquer trilha, de modo a completar todo o trajeto em segurança e sem mais surpresas. Portanto, para ficar por dentro dessa e de outras informações importantes que reunimos, continue esta leitura para saber mais.

Itens para a localização e navegação

É sempre bom trazer um navegador, mesmo em trilhas menos percorridas e bem sinalizadas. Eles são úteis se uma emergência o forçar a sair do curso ou se você simplesmente se perder. Uma opção muito comum é baixar um aplicativo de GPS específico no seu celular para obter detalhes sobre o trajeto. É uma boa opção, mas lembre-se de que os telefones são mais frágeis e a bateria descarrega rapidamente. Então, o ideal seria colocá-lo em uma caixa e trazer um carregador portátil.

Os aparelhos GPS são outra ótima opção, tendo em vista que possuem uma precisão e autonomia muito melhores que os telefones celulares. Ainda assim, eles dependem da bateria, então traga alguma extra. Ambos permitem rastrear rotas seguidas por outros usuários, bem como as suas.

Dessa forma, você sempre pode contar com a ajuda dele para evitar qualquer tipo de intercorrência ao longo da trilha. Porém, se você não quer depender de baterias e outras tecnologias que podem apresentar falhas, a bússola é um aparelho extremamente leve, bem mais barato e de necessidade obrigatória. Já é uma ferramenta importante por si só, mas funciona ainda melhor em conjunto com um mapa.

Acessórios para trilha a pé

Sapatos adequados para a trilha

Muitas pessoas cometem o erro de utilizar calçados inadequados na hora de fazer trilha e acabam optando por chinelos ou mesmo tênis simples. No entanto, é necessário entender que as trilhas exigem que você utilize sapatos adequados e que consigam oferecer conforto para as situações que serão enfrentadas ao longo do percurso. As opções mais indicadas para quem vai fazer trilha são as botas e tênis impermeáveis.

Se a sua trilha for mais curta e o trajeto não oferecer tantas dificuldades, basta utilizar um tênis fechado e que seja confortável. Os tênis de trilha oferecem mais estabilidade e aderência ao enfrentar ambientes escorregadios ou lamacentos. No entanto, se a sua trilha for um pouco mais complexa e você tiver que enfrentar um longo caminho, com muitas dificuldades, é interessante optar pelas botas. Isso porque elas oferecem bastante estabilidade ao tornozelo, facilitando a caminhada.

Itens de segurança

Até mesmo trilhas mais simples exigem que você esteja preparado para qualquer tipo de situação que possa acontecer. Nesse caso, é de grande importância levar alguns itens de segurança, como é o caso do apito, de lanternas, isqueiros e cobertores de emergência. Esses itens, mesmo que pareçam simples, podem salvar a vida das pessoas que se perderam na mata.

Você pode encontrar diversas opções de lanternas para serem apoiadas na sua cabeça com excelentes preços. Logo, é interessante que você evite depender apenas da lanterna do seu telefone celular. Além disso, também é indicado levar algumas pilhas extras.

Já o apito poderá ser de grande ajuda nos casos de acidentes em que o ferimento seja grave e a pessoa esteja com dificuldade de gritar por socorro. Nesse caso, basta fazer uso do apito para chamar a atenção das pessoas que estiverem passando próximo de onde você esteja.

Finalmente, os cobertores e isqueiros também podem salvar a sua vida caso você se perca na floresta. Isso porque o cobertor, além de ser leve e simples de levar, pode ajudar na prevenção de hipotermias causadas pela longa exposição ao frio, enquanto o isqueiro irá ajudá-lo a fazer uma fogueira e até mesmo sinalizar para as equipes de resgate que passem próximo de você.

Canivete

O canivete é outro item essencial para levar em uma trilha. Isso porque ele pode ser de grande ajuda na hora de reparar algum equipamento que sofreu avarias, bem como cortar roupas para criar uma bandagem, ajudar no preparo de comida ou mesmo se defender de alguma ameaça. Sendo assim, é interessante que todos os participantes da trilha tenham um desses.

Pastilhas de tratamento e água

Mais alguns itens que não devem faltar na hora da trilha são pastilhas de tratamento e água. Isso porque, caso a pessoa consuma uma quantidade insuficiente de água durante o percurso, isso vai fazer com que o seu corpo se torne muito mais suscetível de sofrer uma hipotermia, bem como irá afetar todo o seu funcionamento, fazendo com que você tenha bastante dificuldade na hora de completar o trajeto. Logo, é ideal levar o máximo de água possível para evitar uma desidratação.

Finalmente, as pastilhas de tratamento são ideais caso você encontre uma fonte de água e ela seja salobra. Com as pastilhas, você pode aquecer a água e realizar o processo de purificação, fazendo com que ela se torne própria para o consumo e evitando que você sofra de diarreia ou alguma doença estomacal causada pelo consumo de água imprópria.

Mochila

As mochilas também são itens de grande importância, pois elas serão as responsáveis por guardar todos os itens que mencionamos anteriormente. Existe uma grande quantidade de mochilas que podem ser utilizadas para fazer uma trilha, no entanto, as melhores mochilas são aquelas que podem carregar o maior número de itens e que tenham durabilidade o suficiente para não se romper durante o percurso. Sendo assim, escolha com bastante cautela este item antes de fazer uma trilha.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.