Finanças

Como Economizar Dinheiro Todo Mês?

Como Economizar Dinheiro Todo Mês? Quais as formas disponíveis que possuímos para conseguir guardar mais de nosso salário sempre que recebemos?

Atualmente, quem tem dinheiro guardado ou investido possui uma segurança muito maior do que pessoas com dívidas e sem reserva alguma.

Hoje no Plataforma Brasil, trouxemos algumas dicas de Como Economizar Dinheiro Todo Mês para você que busca se organizar financeiramente. Leia:

Gaste menos com lazer

O primeiro passo entre nossas dicas sobre como economizar dinheiro todo mês é gastar menos quando o assunto é lazer, coisa muito boa, mas que traz prejuízos em longo prazo.

Isso porque muitas vezes pode parecer um gasto pequeno, mas quando somamos o montante acabamos tomando um susto.

Quantas pizzas você come por mês? Já fez a conta de quanto gasta em rodízios de pizzarias diferentes? Ou então com cerveja e xis salada todo final de semana?

No momento parece pouco, só 50 ou 60 reais, mas logo após a chegada do fim do mês, esse montante pode ter se tornado 200 ou 300 reais.

Assim, a nossa primeira dica é que diminua a porcentagem de gasto com seu lazer, e invista um pouco mais em sua reserva de emergência ou então em investimentos na sua corretora de valores.

Estipule uma porcentagem total de gastos por mês com lazer, separe esse dinheiro em um cartão e use-o até acabar, mas não adicione mais dinheiro ao mesmo quando o fim de seu saldo chegar.

Continue lendo conosco e aprenda com economizar dinheiro todo mês!

Crie uma planilha de controle de gastos
Crie uma planilha de controle de gastos

Crie uma planilha de controle de gastos

O segundo passo e talvez mais importante de como economizar dinheiro todo mês é criar uma planilha de gastos mensais, essencial pra quem busca limpar seu nome.

Atualmente, pelo menos 48% da população brasileira está com o nome sujo no Serasa, SPC ou devendo de maneira informal.

planilha de controle de gastos
planilha de controle de gastos

Isso é quase metade de toda a população. Assim, é necessário se organizar financeiramente de algum jeito pra quitar as dívidas e buscar uma melhora financeira.

Aqui em nosso blog já trouxemos várias dicas de como montar uma planilha de gastos mensais, além de dicas de como quitar as suas dívidas. Vale a pena conferir!

Leia Mais: Como Dividir o Salário em Porcentagem

Com uma planilha de gastos mensais você tem maior controle do que e com o que você gasta seu dinheiro, através de porcentagens pré-definidas de quanto você gastará com cada setor de seu cotidiano.

Por exemplo:

  • 50% do seu salário vai em gastos essenciais, como aluguel, comida, luz e água;
  • 35% ficam destinados a seus investimentos de curto e longo prazo, como trocar de carro e fazer aportes mensais nas suas ações para a sua liberdade financeira chegar;
  • Os 15% restantes do valor do seu salário ficam dispostos para seu lazer durante o mês, como comer uma pizza, tomar uma cerveja e ver um filme.

Como economizar dinheiro todo mês? Leia nossos artigos sobre o assunto e crie sua planilha de controle de gastos o quanto antes!

Procure uma renda extra

Busque uma renda extra, apesar de parecer difícil pode ser mais fácil do que você imagina. Crie um canal no Youtube ou um blog no Google e monetize seu site.

Venda artigos de decoração no Instagram, produtos do Ali Express no Mercado Livre e por aí vai, as opções são muitas.

Com essa renda extra você pode criar um fundo de reserva maior, economizar ou investir em ações ou títulos públicos do Tesouro Direito, você decide!

Pague a si primeiro

E, como última dica, a mais importante que vem logo após o controle através de planilha sobre como economizar dinheiro todo mês: pague a si primeiro.

Isso é ensinado no best-seller de finanças, Pai Rico Pai Pobre, e você deve levar pra vida independentemente de sua situação financeira. Se uma crise acontecer agora e você ficar desempregado, quanto tem guardado como reserva de emergência? Provavelmente nada ou pouco.

Todo mês, pague a si primeiro, tire uma porcentagem do valor do seu salário pra deixar guardado.

Como economizar dinheiro todo mês? Não destine toda sua grana para as contas e dívidas que já possui, use outro dinheiro para pagá-las, renegocie-as, mas não gaste todo o seu dinheiro nas mesmas. Dessa forma, você conseguirá se organizar financeiramente e sempre estar preparado em momentos de crises inesperadas.

O que achou das nossas dicas? Economizar dinheiro ao final do mês é mais fácil do que parece, mas exige disciplina e comprometimento por parte de quem busca guardar mais de seu salário mensalmente!